27 de julho de 2009

Pracas de Bondispáxu 5

Essa "praca é até meio difícil de identificar... e por isso ficou até meio sem graça. Mas q o erro existe, existe. De acordo com o Professor Paulo Hernandes:

Maiores informações

É muito comum lermos na imprensa ou ouvirmos no rádio e TV, especialmente em anúncios ou avisos, essa expressão, que seria apenas esquisita se não fosse incorreta. Sim, porque maior é comparativo de superioridade de "grande". Assim, dizemos "Meu texto ficou maior que o seu" ou "Sua alegria é grande, mas a minha é maior (do que a sua)". Portanto, maior encerra duas idéias: de comparação e de superioridade na grandeza. Ora, se "vale o que está escrito", ao dizermos "maiores informações", estamos querendo dizer que tais informações são de tamanho maior que alguma outra, que já é grande. Repare que estamos comparando idéia de "tamanho". Na verdade, quem assim diz não está querendo se referir de forma alguma a tamanho, mas à "suficiência" ou ao "detalhismo" da informação. Por isso, se você quiser acertar, diga “mais informações” ou “informações mais detalhadas ou pormenorizadas". Note ainda que "grande", elevado ao grau mais alto, ou seja, ao superlativo, torna-se máximo ou o maior (ou máxima ou a maior): "Envie isso com a máxima urgência" e "Larissa é a maior! (dentre outros)".

Link: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica016.html

Então, Circulare, forneça mais informações, ou informações complementares a seus usuários.

Amanhã tem mais!

5 comentários:

  1. Durock! Parabéns pelo blog, conheci através do Blog do Lúcio, e realmente vale 1 visita!!!!
    Ah! Muito legal mostrar as pracas de nossa BD.
    Você tem muita "matéria prima" e põe PRIMA nisso.
    Abraços. Lucas Eleutério de Assunção(Revista Tiploc)

    ResponderExcluir
  2. Aulas de port?legal..estão mesmo precisando..^^
    A melhor parte foi o meu nome!

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade mesmo ! São um dos pequenos detalhes que diferem a qualidade da boa comunicação seja ela escrita, falada ou visual ! Ainda bem que você percebeu isso que eu já havia comentado com algumas pessoas antes... Não existe informação maior ou menor... existe a informação seja ela detalhada ou não. Abraço meu caro.

    Diêgo Barbosa Máxima Fm

    ResponderExcluir
  4. Durock, obrigado pela dica, realmente sempre escrevemos "maiores informações" e a partir de agora não haverá "maiores informações" e sim "informações complementares" ou "mais informações". Gostamos muito da crítica e se vc observar algum informativo assassinando o português, gentileza divulgar. Muito obrigado, Auto Omnibus Circullare Bom Despacho Ltda.

    ResponderExcluir
  5. De nada, Circullare. Quero reiterar que este blog existe para captar nas mídias de nossa cidade não apenas erros mas, também ambiguidades, curiosidades ou falhas na comunicação escrita, de forma divertida e descontraída. O que pudermos fazer de melhor, seja na comunicação, seja em qualquer outro âmbito, será sempre bem vindo. volte sempre!

    ResponderExcluir