3 de março de 2010

Dengue mata em Bondispáxu!




Link aki ó: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/03/03/noticia_minas,i=150016/BOM+DESPACHO+INVESTIGA+MORTE+POR+DENGUE+HEMORRAGICA.shtml
Bom Despacho investiga morte por dengue hemorrágica

Simone Lima - Estado de Minas

Publicação: 03/03/2010 06:39
Apesar do trabalho continuo, o controle do mosquito Aedes aegypti no município de Bom Despacho, a 166 quilômetros de Belo Horizonte, já dura mais de três meses e não tem tido os resultados esperados pela prefeitura. A cidade acaba de registrar a primeira morte suspeita por dengue hemorrágica. Até terça-feira, o município havia registrado 1.432 notificações da doença.

Flávia Judite Andalecio, de 28 anos, estava internada na Santa Casa e, segundo o médico responsável pelo caso, Murilo de Oliveira Costa, seu quadro clínico comprova a morte por dengue hemorrágica. A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, informou que não foi possível coletar amostras de sangue para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em BH, uma vez que o hospital teria demorado para informar a morte da paciente e nenhum exame ou o atestado de óbito havia sido entregue até a tarde de terça-feira. “Sabemos da morte dessa mulher, mas, oficialmente, não temos como afirmar que houve uma morte por dengue hemorrágica na cidade”, afirma a coordenadora da Vigilância e Saúde, Neide Braga.

Enquanto aguarda a confirmação da causa da morte, Neide explica que o trabalho de combate à dengue continua no município. Bom Despacho tem 48 agentes de saúde trabalhando exclusivamente no combate ao surto da doença. Além disso, todas as ruas e lotes vagos da cidade passam por limpeza quase que diária, na tentativa de eliminar os reservatórios de água. “Temos ainda o carro fumacê e o fumacê ‘costal’, aquele levado nas costas do agente de zoonoses, que permite a entrada nas casas. Os postos de saúde estão atendendo em horário integral e há uma unidade sentinela, montada exclusivamente para pacientes com sintomas da dengue, que funciona nos fins de semana e feriados”, declara.

No estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, até o momento, apenas a morte da professora Terezinha Moreira Gontijo, de 68 anos, moradora de Arcos, na Região Centro-Oeste de Minas, foi confirmada como sendo por dengue hemorrágica. Outras sete estão sendo investigadas, sendo duas em Martinho Campos, uma em Dores do Indaiá, duas em Betim, uma em Contagem e uma em Nova Lima. Um novo balanço da doença em Minas Gerais deverá ser informado pela SES nesta quarta-feira, no período da tarde.
Tags: dengue hemorrágica Bom Despacho mortes Minas

2 comentários:

  1. OI, André! COmo esse povo mente para a mídia! Tem lotes sujos aqui ATRÁS da minha casa, que é atrás da Santa Casa!!!

    Enquanto isso, nossos jornalistas debatem, excitados, se o "Dô Rabo" é quem levar o prêmio das bibas, bofes e barangas de Bial...

    ResponderExcluir
  2. Oi, André. Apoio seu esforço em legalizar a rádio Killer. Que bom saber. Me mande mais informações para que eu possa fazer um post a respeito. Pelo menos Ítalo abriu o debate.

    Queria tb fazer um debate sobre os shows. Em que pé que está aquele seu projeto de que, quando alguém fizer show aqui, alguém da cidade terá de abrir? Apoio plenamente!

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir