23 de setembro de 2010
Festa esse fds lá em Portugal....
Sabe o que mais dói nessa notícia? Nós, católicos "fervorosos" de Bom Despacho, cuja cidade tem o sobrenome da santa, não comemoramos o dia dela.... nem a paróquia toma providência alguma sobre isso...
Jornal da Madeira / Religião / 2010-09-22
Na capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, situada no Campanário
A tradição de uma festa muito colorida
No próximo domingo às 15 horas será celebrada a festa de Nossa Senhora do Bom Despacho, que decorrerá na capela situada na paróquia do Campanário. A decoração do templo com açucenas cor- de-rosa é uma das características desta festa.O agradável aroma das flores e o seu colorido aliado às verduras e ornamentações do arraial dão um aspecto muito especial àquele local.
Situada na freguesia do Campanário a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho é bem visível para quem circula na via rápida no sentido Ribeira Brava-Funchal. Aquele pequeno templo de propriedade particular foi construído no ano de 1672.
A importância desta capela ficou relevada quando no mês de Agosto de 2007, o Governo Regional da Madeira declarou-a monumento de interesse público, "pelo seu relevante valor e interesse cultural devido ao seu testemunho simbólico ou religioso e que muito reflecte do ponto de vista da memória colectiva".
Nessa ocasião foi também fixada uma zona especial de protecção do imóvel classificado. É a segunda capela mais antiga da freguesia do Campanário sendo centro de uma importante festa religiosa celebrada no último domingo de Setembro. Assim no próximo domingo às 15 horas terá início a celebração eucarística que assinalará aquela festa. No final sairá a procissão. A missa da vigília no sábado tem o seu início marcado para as 20 horas.
Uma das tradições deste evento é a ornamentação do templo ser feita com açucenas cor-de-rosa, que são colhidas na manhã da sexta-feira anterior à festa. Nesse dia às 4 horas da manhã um grupo parte do adro da capela em direcção às serras da Quinta Grande para apanhar aquelas flores que nascem espontaneamente nas nossas serras. Depois, cerca das 9 horas inicia-se o cortejo com as flores em direcção à capela, que decorre com muita animação ao som de instrumentos tradicionais. Depois de uma paragem para o pequeno almoço e convívio no miradouro sobranceiro àquele templo, o cortejo desloca-se para a capela onde são depositadas as flores e iniciada a decoração do seu interior e exterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário