22 de novembro de 2009

Mais uma aulinha de Marketing...


Sempre tive curiosidade de saber qual era o lance dessa logo, que aki no Brasil remeta à Kibon e durante os jogos do Campeonato Italiano aparece ligada à marca Algida. Pensei q era mais um caso de ctrl v ctrl v gritante,mas acabei foi descobrindo um lance genial de comunicação. Acompanhe!

Heartbrand, é assim que a Unilever se refere ao símbolo que identifica as diversas marcas de sorvete que a empresa possui ao redor do mundo.
Trata-se de um “ícone global” que representa marcas e é associado a nomes como Kibon, Algida, Bresler, Eskimo, Frigo, Frisko, GB Glace, Good Humor, Langnese, Lusso, Miko, Ola, Street, Wall’s, entre outras.
Antigamente cada marca usava sua próprio logo, mas dai foi introduzido o Heartbrand para unificar todas as marcas em um único símbolo.
Ele é um símbolo que lembra o afeto e tem formas arredondadas e suaves para remeter ao sorvete.
Este simbolo está presente em mais de 40 países e quase em todos os países das Americas e da Europa é possível identificar sorvetes com o tal símbolo da Unilever. Essa existência de um símbolo único pode ser usada em comunicações internacionais. Se o logo for usado, por exemplo, nas olimpíadas cada país vai ler o símbolo como a marca que lhe foi atribuída lá.
Na primeira versão, o símbolo era vermelho e amarelo com tipografia manuscrita. Dois anos depois foi lançada a versão em uma cor, vermelho ou branco, com tipografia bastão.
A surpresa ao fazer este estudo e reparar na marca foi ver que o símbolo da Kwality Wall’s na Índia, é o único lugar onde o símbolo é diferente de todos os outros, pois os 2 corações não são ligados. A explicação mais apropriada que encontrei ao pesquisar é que os dois corações ligados remetem a traços muito parecidos com algo pedófilo aqui para eles, conhecido como “Girl Lover”. Será que é por isso?

Retirado daki: http://www.diferi.com.br/blog.php?mes_escolha=10&ano_escolha=2008

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